Boas dicas para ser um bom programador

Olá leitores!

Demorei um pouquinho para postar novidades, pois a semana foi cheia de provas e trabalhos, mas aqui estou eu para falar de um assunto bem interessante: dicas de como programar bem.

Olha, eu ainda estou aprendendo com essas dicas, pois para se programar bem só se aprende praticando e lendo o que especialistas e bons fóruns de site tem a dizer. Pesquisando alguns posts de outras fontes, juntei algumas dicas bem bacanas para vocês. Confiram aí!

Vá além do que se vê em sala de aula

computer-programmerNão basta que se tenha foco apenas no que é visto em sala de aula para se extrair o máximo de uma linguagem de programação; não importa o quão boa seja a aula de programação que você tem: não é suficiente para se ver tudo aquilo que uma linguagem tem a oferecer. Por isso, tentar aprender novas funções por si mesmo e praticá-las, correndo atrás de alguém que possa auxiliar quando dúvidas surgirem, é o básico que um programador deve fazer.

Pesquise sobre suas linguagens de programação preferidas

bigpreview_Programmer

Pesquisar bastante sobre linguagens que se tenha interesse no que se diz respeito a desempenho, portabilidade, paradigmas, prós e contras, diferenciais, recursos, entre outros, faz com que se conheça mais ainda sobre a linguagem, entendendo suas limitações e permitindo que se possa explorar ainda mais de seus diferenciais.

Aprenda com exemplos

The Hacker

Analisar exemplos de coisas que outros programadores já fizeram ajuda a ter-se um rumo a seguir quando se está sem ideias. Mas vale o lembrete: copiar coisas prontas de outras pessoas não é legal, além de ser considerado crime de plágio! Use exemplos prontos a seu favor para aprender e quem sabe aprimorá-los, mas nunca copiá-los.

Aprimore o raciocínio lógico

math-doom

A base da programação é a lógica e a matemática. Treinar alguns problemas de lógica, além de fazer bem para o cérebro, vai otimizar bastante o tempo de raciocínio na hora de codificar.

Faça coisas que estimulem sua criatividade

boneco-lego-programador_1367939037424_BIG

Programadores criativos tendem a ter novas soluções para os problemas, ou mesmo desenvolver aplicações para problemas que outrora ninguém pensou em resolvê-los. Ouça músicas enquanto programa; procure pensar em problemas que ainda não foram solucionados e porque ainda não foram solucionados; situações do dia-a-dia que poderiam ter o auxílio de um software, etc.

Leia bastante

hfjava_cover

Quando fala-se em leitura isso não envolve apenas a leitura de códigos em sites e fóruns, mas também bons livros, artigos, revistas da área, entre outros. A quantidade de material sobre práticas de programação e especificidades de uma linguagem é bem rica, servindo como boa base para programadores iniciantes até os avançados. Eu particularmente gosto bastante da série Use a cabeça! (do inglês Heads First), pois tem conteúdo de forma bem lúdica e criativa.

Referências:

Tiago GouveaGeek Inside, Viva o Linux, Programação Progressiva

Referências das imagens:

Dica 1, Dica 2, Dica 3, Dica 4, Dica 5, Dica 6

Anúncios

3 comentários em “Boas dicas para ser um bom programador

  1. Ótimas dicas!
    Gosto de pensar que o programador é uma pessoa que tem um perfil diferente, é mais observador, gosta mesmo de resolver problemas (de qualquer natureza), é curioso, criativo e nunca tem medo de aprender.
    Adorei seu blog, já adicionei no meu feedly!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s